A VEZ, A VOZ E O CARGO TAMBÉM SÃO DELAS: SOBRE AS MULHERES E A SUA PARTICIPAÇÃO NO PODER PÚBLICO.
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, um raciocínio sobre tudo o que aconteceu desde os primeiros movimentos, que incluíam passeatas e manifestações no ano de 1911 começando nos EUA e Europa por reivindicação de direitos e que, com o passar dos anos, tomaram proporções mundiais.
E todo um trabalho continuou a ser costurado até os dias atuais, passando pela conquista do direito ao voto, da Lei Maria da Penha até chegar à ocupação de cargos que até então eram apenas restritos aos homens, incluindo os de liderança.
Então o antes era restrito a autorizações masculinas, a proibições sem lógica ou sem qualquer fundamento, entre outras coisas do gênero transformou-se em força, presença, além de reconhecimento e valorização de talentos e habilidades inclusive nos cargos públicos.

De acordo com Tribunal Regional Eleitoral-SP, “as mulheres são mais da metade da população Brasileira e com maior grau de escolaridade dos homens, mas ainda enfrentam muitos obstáculos para ocupar posições de comando.”.
A Agência do Senado ainda afirma: “Desde o início da República, em 1889, o país teve uma única presidente, Dilma Rousseff, e apenas 16 governadoras mulheres. Dessas, só oito foram eleitas para o cargo, as demais eram vice-governadoras que ocuparam o posto com a saída do titular.”
É certo que as transformações e conquistas não caminham a passos largos como grande parte das mulheres gostaria, porém existem fatos marcantes no universo feminino que contribuem para o seu sucesso. Eis alguns:
O poder da empatia –É uma virtude naturalmente ligada a elas. Mulheres são mais capazes de se colocarem no lugar do outro e entender suas expectativas, por enxergar por outros ângulos. Uma escuta ativa confere o poder de trabalhar e desenvolver melhor um time, bem como receber feedbacks.
Superação, a chave do sucesso – As mulheres são conhecidas por sua resiliência, o que é muito importante para seguir avançando em meio aos desafios que surgem.
A importância da orientação – Mulheres estão mais inclinadas criar um ambiente de trabalho mais produtivo, salubre e positivo.
Habilidade em relacionar-se – Elas são propensas a cooperar, trabalhar em equipe e construir relacionamentos fortes.
Visão a longo alcance- é científico: o cérebro feminino é mais desenvolvido em áreas ligadas à Inteligência e com sub-regiões do córtex maiores, o que confere uma capacidade mais elevada para conferir detalhes, para tomada de decisões, para pensar a longo prazo e planejar o futuro com antecedência.